fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Dr. Helmuth

image

Dr. Helmuth

Mentor Espiritual do Grupo Anjos de Luz

Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander Von Humboldt (Dr. Helmuth), o Barão de Humboldt, nasceu em Berlim, Reino da Prússia (atual Alemanha), em 14 de setembro de 1769, mais conhecido como Alexander Von Humboldt, foi um cientista de uma polivalência que poucas vezes se observou. Ele desenvolveu e se especializou em diversas áreas: foi etnógrafo, antropólogo, físico, geógrafo, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista tendo lançado as bases de ciências como a Geografia, Geologia, Climatogia e Oceanografia.

Alexander Von Humboldt foi um importante homem da ciência na sua época. Observador muito atento dos fatos físicos e biológicos viajou por quase toda a Europa, México, América Central, Colômbia e Venezuela.

A sua contribuição para a ciência em geral e para a geografia em particular foi de extrema importância: foi o fundador dos métodos de observação de quase todos os setores da geografia física; generalizou a utilização do barômetro para determinar as altitudes dos cortes geográficos e dos cálculos de altitude média para caracterizar o relevo; traçou o primeiro mapa de isotérmicas e mostrou o contraste entre as costas orientais e as costas ocidentais dos continentes; fundou a geografia botânica baseada na fisionomia das plantas e das suas relações com o solo e o clima; formulou e aplicou os dois princípios essenciais que fizeram da geografia uma ciência original e que mais tarde Emmanuel de Martonne designou por Princípio da Causalidade (ou Interdependência) e Princípio da Geografia Geral (ou Comparada).

A sua principal obra foi “O Cosmos”, onde explanou, por um lado, o elemento quantitativo colhido durante as suas viagens e, por outro, o elemento qualitativo da sua teorização. O elemento quantitativo era extremamente rico, pois Humboldt foi muito rigoroso e meticuloso nas suas observações e registros, abrangendo informações relacionadas com a temperatura atmosférica e do solo, pressão, ventos, marés, variações magnéticas, natureza das rochas, fauna e flora, etc.

Falecimento: 06/05/1859 – Berlin – Alemanha